[Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
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[Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
Turma T-III
Inscritos:Cronograma escreveu:1. Tiers:
- 1.1 - O que são Tiers?
- 1.2 - Como elas funcionam?
- 1.3 - Sub-tiers
2. Funções que o pokémon exerce no mundo competitivo:
- 2.1 - Conceito inicial
- 2.2 - O que define a função de um pokémon?
- 2.3 - Conceito de cada função
3. Tipos de times
- 4.1 - Conceito inicial
- 4.2 - O que define o tipo de um time
- 4.3 - Conceito de cada tipo de time
4. Termos frequêntes usados no metagame:
- 4.1 - Abreviações
- 4.2 - Combos
- 4.3 - Outros termos
Para maiores informações, visite o tópico principal: http://www.pokemonmythology.org/t44982-inscricoes-abertasoficial-escola-de-batalha-pokemon-gen-v#679405
- fegewers
Última edição por Gaudério em Seg 9 Dez 2013 - 23:47, editado 1 vez(es)
Gaudério- Membro
- Idade : 27
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Data de inscrição : 21/06/2011
Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?
Re: [Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
A Turma T-III é mais focada no que é o metagame, o jogo competitivo, em si, e não nas mecânicas dos jogos, pois mesmo que conheça as mecânicas, você dificilmente saberá como ele funciona, pois é algo moldado, não pelo jogo, mas por aqueles que o jogam. Uma das coisas mais importantes no metagame são as tiers, pois é aí que são classificados os pokémons.
Os pokémons são classificados por sua popularidade, ou seja, se ele tiver uma quantia x% de usos na tier, ele pertencerá à tal. Talvez isso possa indicar força, afinal, pokémons mais fortes são mais procurados, porém, as tiers são classificadas por popularidade, e não força, e isso é importante lembrar.
As tiers usadas aqui no fórum, para torneios, principalmente, são as da Smogon, e são divididas em:
Ubers: Pokémons que desequilibram o jogo vão para essa tier. Os motivos são vários, sendo os principais os atributos absurdamente altos, como é o caso dos lendários capa de jogos. Mas qualquer outro pokémon que desequilibre vai para essa tier. Em outras palavras, aqui encontram-se os pokémons apelões.
OU (over used): Tier mais jogada, onde encontram-se os pokémons mais populares.
UU (under used): Tier de pokémons que possuem menos popularidade que os OU, mas que ainda possuem uma popularidade suficientemente maior que outros pokémons para terem metagame próprio.
RU (rarely used): Funciona da mesma maneira que UU, mas em uma escala abaixo. Os RUs possuem menos popularidade que os UUs, mas suficiente para possuírem um metagame próprio.
NU (never used): O resto. Pokémons com pouquíssima popularidade ficam por aqui.
LC (little cup): É uma tier onde só são permitidos pokémons no primeiro estágio evolutivo e no nível 5.
Sub-tiers são, basicamente, tiers que não possuem metagame próprio, geralmente são intermédios entre duas tiers. São elas:
BL (border line): Entre OU e UU, os BLs são pokémons com pouca popularidade em OU, mas que desequilibram em UU. Pode-se dizer que é o Uber de UU.
BL2 (border line 2): Funciona da mesma maneira, porém, são os pokémons que desequilibram em RU que não são populares em UU.
BL3 (border line 3): Mesma coisa, mas são os apelões para NU que ninguém usa em RU
NFE (not fully evolved): Pokémons que não estão no último estágio evolutivo, e que não influenciam em nada no metagame.
PU: Pode-se dizer que é o NU de NU, ou seja, são pokémons que nem em NU são populares. Essa tier não possui metagame próprio e é dada por alguns como não existente. Independente do ponto de vista, deve ser mencionado.
Lembrando: Ao jogar uma partida em uma tier, você poderá usar pokémons de tiers abaixo, mas nunca de tiers acima. A ordem das tiers é dada por:
Ubers > OU > BL > UU > BL2 > RU > BL3 > NU (PU e NFE) > LC
Isso significa que: Se for jogar uma partida UU, Ubers, OUs e BLs não podem ser usados, mas BL2, RUs, BL3, NUs e etc, podem. PU e NFE foram colocados entre parênteses pois não possuem metagame próprio, e os pokémons dessas tiers não deixam de ser NUs.
Até quinta. Se tiver dúvidas, pode perguntar.
Os pokémons são classificados por sua popularidade, ou seja, se ele tiver uma quantia x% de usos na tier, ele pertencerá à tal. Talvez isso possa indicar força, afinal, pokémons mais fortes são mais procurados, porém, as tiers são classificadas por popularidade, e não força, e isso é importante lembrar.
As tiers usadas aqui no fórum, para torneios, principalmente, são as da Smogon, e são divididas em:
Ubers: Pokémons que desequilibram o jogo vão para essa tier. Os motivos são vários, sendo os principais os atributos absurdamente altos, como é o caso dos lendários capa de jogos. Mas qualquer outro pokémon que desequilibre vai para essa tier. Em outras palavras, aqui encontram-se os pokémons apelões.
OU (over used): Tier mais jogada, onde encontram-se os pokémons mais populares.
UU (under used): Tier de pokémons que possuem menos popularidade que os OU, mas que ainda possuem uma popularidade suficientemente maior que outros pokémons para terem metagame próprio.
RU (rarely used): Funciona da mesma maneira que UU, mas em uma escala abaixo. Os RUs possuem menos popularidade que os UUs, mas suficiente para possuírem um metagame próprio.
NU (never used): O resto. Pokémons com pouquíssima popularidade ficam por aqui.
LC (little cup): É uma tier onde só são permitidos pokémons no primeiro estágio evolutivo e no nível 5.
Sub-tiers são, basicamente, tiers que não possuem metagame próprio, geralmente são intermédios entre duas tiers. São elas:
BL (border line): Entre OU e UU, os BLs são pokémons com pouca popularidade em OU, mas que desequilibram em UU. Pode-se dizer que é o Uber de UU.
BL2 (border line 2): Funciona da mesma maneira, porém, são os pokémons que desequilibram em RU que não são populares em UU.
BL3 (border line 3): Mesma coisa, mas são os apelões para NU que ninguém usa em RU
NFE (not fully evolved): Pokémons que não estão no último estágio evolutivo, e que não influenciam em nada no metagame.
PU: Pode-se dizer que é o NU de NU, ou seja, são pokémons que nem em NU são populares. Essa tier não possui metagame próprio e é dada por alguns como não existente. Independente do ponto de vista, deve ser mencionado.
Lembrando: Ao jogar uma partida em uma tier, você poderá usar pokémons de tiers abaixo, mas nunca de tiers acima. A ordem das tiers é dada por:
Ubers > OU > BL > UU > BL2 > RU > BL3 > NU (PU e NFE) > LC
Isso significa que: Se for jogar uma partida UU, Ubers, OUs e BLs não podem ser usados, mas BL2, RUs, BL3, NUs e etc, podem. PU e NFE foram colocados entre parênteses pois não possuem metagame próprio, e os pokémons dessas tiers não deixam de ser NUs.
Até quinta. Se tiver dúvidas, pode perguntar.
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Gaudério- Membro
- Idade : 27
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Data de inscrição : 21/06/2011
Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?
Re: [Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
1- Conceitue Tiers
2- Em uma batalha na Tier RU, os pokémons de quais tiers NÃO podem ser usados?
3- Qual a principal função das tiers BL, BL2 e BL3?
4- O que define a tier de um pokémon?
Até segunda, lembrem-se que podem tirar dúvidas, se quiserem.
2- Em uma batalha na Tier RU, os pokémons de quais tiers NÃO podem ser usados?
3- Qual a principal função das tiers BL, BL2 e BL3?
4- O que define a tier de um pokémon?
Até segunda, lembrem-se que podem tirar dúvidas, se quiserem.
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Gaudério- Membro
- Idade : 27
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Data de inscrição : 21/06/2011
Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?
Re: [Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
Atividade I
1)
Tiers são classificações para os diversos pokémons existentes. Existem cinco tiers e mais outras três sub tiers.
2)
Em uma batalha da tier RU pokémons das tiers Ubers, OU, BL, UU e BL2 não podem ser usados.
3)
Elas servem para evitar que pokémons não muito populares em uma determina tier desbalancem o metagame de uma tier abaixo desta, assim esses pokémons acabam ficando em uma das BL.
4)
A popularidade dele, ou seja o quão frequente ele é usado em batalhas competitivas.
1)
Tiers são classificações para os diversos pokémons existentes. Existem cinco tiers e mais outras três sub tiers.
2)
Em uma batalha da tier RU pokémons das tiers Ubers, OU, BL, UU e BL2 não podem ser usados.
3)
Elas servem para evitar que pokémons não muito populares em uma determina tier desbalancem o metagame de uma tier abaixo desta, assim esses pokémons acabam ficando em uma das BL.
4)
A popularidade dele, ou seja o quão frequente ele é usado em batalhas competitivas.
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Pokémon White 2:
EBP Terceira Temporada:
fegewers- Membro
- Idade : 30
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Data de inscrição : 03/01/2011
Re: [Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
1- A resposta ficou muito vaga, vazia. Não está errado, mas poderia ter incrementado mais.fegewers escreveu:Atividade I
1)
Tiers são classificações para os diversos pokémons existentes. Existem cinco tiers e mais outras três sub tiers.
2)
Em uma batalha da tier RU pokémons das tiers Ubers, OU, BL, UU e BL2 não podem ser usados.
3)
Elas servem para evitar que pokémons não muito populares em uma determina tier desbalancem o metagame de uma tier abaixo desta, assim esses pokémons acabam ficando em uma das BL.
4)
A popularidade dele, ou seja o quão frequente ele é usado em batalhas competitivas.
2- Certo
3- Não poderia ter explicado melhor
4- Certo
Nota: 0,8/1,0
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A aula de hoje será sobre as funções que um pokémon pode exercer no mundo competitivo, mas primeiro, vamos ver o que define a função de um pokémon. As funções são o que o nome diz, esse pokémon tem esses movimentos e esses atributos, mas o que ele fará com isso? É isso que será explicado aqui.
Quando você olha para um pokémon, e vê que ele tem um ataque alto, por exemplo, você vai torna-lo um pokémon ofensivo pelo lado físico, com movimentos que causam bastante dano. Em boa parte dos casos é assim, porém, e se ele não tiver esses movimentos, por exemplo? Você terá a opção de improvisar movimentos mais fracos ou aproveitar outras qualidades dele e torna-lo um pokémon para outra função. À princípio, atributos, movimentos e tipos são a base para a definição de algo, já que nenhum pokémon vai ser eficiente se não tiver nada de bom nesses quesitos, bem como será difícil se não tiver ao menos 2 deles bons. Geralmente, é preferível focar no que é bom do que tentar balancear, por exemplo, se o seu pokémon tem um bom ataque, mas uma defesa fraca, é recomendável que você foque apenas em atacar ao invés de balanceá-lo. Mas existem exceções e exceções, cada caso é um caso.
A partir de agora, você verá, de uma maneira rápida, o que cada função popularmente conhecida competitivamente, exerce.
À princípio, existem 5 funções, e elas possuem variações, o que vai depender muito dos atributos e movimentos dos pokémons.
Sweeper: É o atacante. Normalmente provido de atributos ofensivos altos, bem como um bom arsenal de movimentos que desferem dano direto, deve conseguir causar um bom dano na maior variedade possível de pokémons. Como, na maioria dos casos, não se preocupam muito com defesa, sugere-se que se invista também em sua velocidade, já que, atacando primeiro, é possível matar antes de ser morto. Existem inúmeras variações para o Sweeper, como por exemplo:
Psychal Sweeper: Ataca com movimentos físicos;
Special Sweeper: Ataca com movimentos especiais;
Mixed Sweeper: Capaz de atacar, com eficiência, tanto com movimentos físicos como com especiais;
Setup Sweeper: Utiliza-se do Setup para fortalecer-se e atacar;
Wallbreaker: Utiliza-se de força pura para derrupar Walls, geralmente focam inteiramente na ofensiva;
Revenge Killer: Pokémon que pode entrar em campo após uma baixa e derrubar o oponente. Costuma ter fracas defesas e alta velocidade ou um movimento de prioridade;
Late Game Sweeper: Pokémon capaz de finalizar uma batalha, derrotando um à um os pokémons do oponente já enfraquecidos;
Bulky Sweeper: Sweeper mais resistente
Wall: Wall é um pokémon capaz de receber ataques e recuperar-se dos mesmos com segurança, contudo, na 5ª geração, com o adentro de movimentos como Psyshock, e ficar muito mais comum pokémons com mais de 140 de atributos ofensivos, é muito raro ter uma Wall que possa ficar lá apenas lá sendo atacada até o adversário cansar. Enfim, Wall é um pokémon capaz de absorver ataques que geralmente ataca indiretamente, ou atrapalha o oponente, como também pode dar suporte à equipe. Obviamente, foca os atributos em HP, e nas defesas. Dentre as variações das Walls estão:
Psychal Wall: Foca em absorver movimentos físicos;
Special Wall: Foca em absorver movimentos especiais;
Mixed Wall: Absorve, eficientemente, movimentos físicos e especiais;
Psychal, Special e Mixed Tank: O princípio de Tank é parecido com o de Wall, mas o Tank não absorve tão bem ataques, apesar de ter possibilidade maior de atacar.
Supporter: Como o nome diz, da suporte aos pokémons de sua equipe. Um pokémon supporter é caracterizado por possuir movimentos que auxiliam o time, porém, não adianta ter os movimentos se não tiver oportunidade de usa-los, por isso, é bom ter investimento defensivo e investimento em velocidade, mas cada caso é um caso. Pode-se conciliar a função de Supporter com Walls e Tanks. Muitas funções de supporter são dadas por um ou alguns movimentos específicos, por isso, sua variedade de variações é relativamente grande. São eles:
Cleric: Usuário de Heal Bell ou Aromatheraphy para curar status ailments da equipe;
Wish Passer: Usuário do movimento Wish para curar um pokémon específico da equipe;
Baton Passer: Usuário de movimentos de setup, na maioria dos casos, junto à Baton Pass, para que um pokémon da sua equipe entre em batalha fortalecido;
Spinner: Usuário de Rapid Spin para remover hazards do seu campo;
Weather Inducer: Indutor de alguma condição climática em especial que beneficie a sua equipe;
Tailwind Support: Um pouco mais raro, trata-se de um usuário de Tail Wind para aumentar a velocidade da equipe;
Trick Room Support: Usuário de Trick Room para fazer com que os pokémons lentos da sua equipe ataquem primeiro;
Dual Screen Support: Usuário dos movimentos Reflect e Light Screen para aumentar as defesas da equipe.
Stall: Suporte serve para auxiliar a sua equipe, Stall serve para atrapalhar o oponente, enfrentar stallers pode ser bem chato, visto que eles não parecem fortes, mas fica difícil vence-los se entrar no jogo deles. Muitas vezes, portadores de boa velocidade e defesas decentes, focam em atrapalhar o oponente induzindo-lhes status ailments ou não deixando-os jogar. Para muitos, jogar com Stallers é mais difícil se comparado com outras funções, mas vale lembrar também que Stall também é conciliado com suporters e walls.
As habilidades podem auxiliar qualquer pokémon, mas é bom destacar a habilidade Prankster, que transformou um eterno NU em um dos principais stallers do metagame. Estamos falando de Sableye. Enfim, os stallers são subdivididos em:
Annoyer: É aquele típico pokémon que não deixa você jogar e ao mesmo tempo consegue continuar em campo. Os sets para um annoyer são bem variados, mas podem consistir, muitas vezes, de um indutor de status ailments.
SubSeed: Combinação de Substitute + Leech Seed, perdendo 1/8 de HP por turno, e dando-o ao oponente, fica difícil ficar em campo por muito tempo, é uma estratégia eficiente, já que o HP recuperado de Leech Seed permitirá mais substitutes no futuro;
Stallbreaker: Portador de movimentos como Taunt, Encore e Magic Coat, serve para, não só parar outros stallers, mas como também pokémons defensivos do oponente, que se aproveitam de sua resistência à ataques diretos para fazer trabalho extra;
Wallbreaker: Sim, Wallbreaker também se encaixa como Stall, pois você pode acabar com um pokémon sem ataca-lo. Taunt, e Encore também são comuns em Stallers que servem para quebrar paredes, tal como movimentos como Toxic e Super Fang;
Hazard Inducer: Colocar Stealt Rock, Spikes e/ou Toxic Spikes no campo adversário. Só;
Phazer/Pseudo-hazer/Hazer: É todo aquele pokémon que possui um movimento para anular o setup adversário. Haze, Clear Smog, e movimentos que expulsam um pokémon da batalha como Roar e Dragon Tail são peças-chave nesses sets.
Lead: Com o surgimento da Wi-Fi clause, os Leads tornaram-se ultrapassados, mas ainda são usados por alguns. Ele nada mais é do que o pokémon que vai começar a batalha. Normalmente, trata-se de um pokémon que entra para induzir um clima, hazards ou mesmo começar atacando. Na verdade, o Lead é uma função simbólica, pois pode ser qualquer um dos outros, mas dedicado para começar a batalha. Há suas variações também, como o Lead Suicida, que faz o que tem que fazer e morre, mas fora isso, é dar suporte, atrapalhar o oponente ou atacar, não vai muito além do que já foi dito.
Por hoje é só... Até quinta.
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Gaudério- Membro
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Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?
Re: [Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
1- Monte uma equipe hipotética, utilizando-se das funções e explique porque as usou.
2- Explique o que entendeu por cada função?
Aqui eu também não avaliarei tanto a resposta em si, mas sim a consistência dela, o quanto se dedicou nela e não só escreveu qualquer besteira pra ganhar nota.
Enfim, só isso.
É nesse estilo que eu quero. Uma equipe com uma explicação consistente já é suficiente para conseguir algo bom. Um detalhe importante que eu esqueci na aula foi que, algumas funções podem ser conciliáveis. Walls, Supporters e Stalls podem ser reunidos nos mesmos pokémons até certo ponto, mas não adianta querer tentar socar tudo num pokémon, pois ele só possui 4 movimentos. Um Sweeper pode servir de revenge killer, já que este é um sweeper. Pode-se estender este pensamento até certo ponto.Exemplo escreveu:- 1 Psychal Sweeper
- 1 Special Sweeper
- 1 Mixed Sweeper
- 1 Psychal Wall
- 1 Special Wall
- 1 Supporter
Montei assim por ser uma equipe capaz de atacar e defender de maneiras diversas, podendo bater de frente com outras equipes semelhantes. Atacar com eficiência e versatilidade, contando com um Psychal Sweeper, um Special Sweeper, e ainda, um Mixed Sweeper para derrubar Walls dedicadas. Também, com uma equipe assim, poderia defender-me da ofensiva adversária quando necessário, e um Supporter para manter ou aumentar a eficiência da equipe como um todo.
2- Explique o que entendeu por cada função?
Aqui eu também não avaliarei tanto a resposta em si, mas sim a consistência dela, o quanto se dedicou nela e não só escreveu qualquer besteira pra ganhar nota.
Enfim, só isso.
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Gaudério- Membro
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Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?
Re: [Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
1)
Equipe:
- Psychal Sweeper e Revenge Killer
- Special Sweeper
- Mixed Sweeper
- Special Wall e Wish Passer
- Psychal Wall, Hazard Inducer e Phazer
- Annoyer, Stallbreaker e Wallbreaker
A equipe conta com um bom ataque, tendo três Sweepers diferentes sendo que algum deles também atuara como Revenge Killer.
Uma boa defesa possuindo dois Walls, um deles possuirá Wish para curar a equipe em geral e o outro colocará Hazards em campo, e terá algum movimento que expulsa o Pokemon inimigo do campo, para situações em que o Pokemon inimigo está com setups e para causar dano com os Hazards.
E para lidar com situações complicadas um Stall voltado para lidar com Walls resistentes e outros Stallers.
2)
- Sweeper é o atacante, possui ataque e normalmente velocidade elevados, utiliza de golpes de dano diretos para causar danos aos pokemons inimigos. Sweepers podem ser focados em dano fisico ou especial há também alguns que utilizam os dois tipos de dano.
- Walls servem para absorver dano, costumam ter defesa e HP elevados, utilizam de golpes de dano indireto para causar danos aos pokemons inimigos. Walls podem ser focadas em absorver danos físicos
ou especiais há também alguns que conseguem absorver de maneira satisfatória os dois tipos de danos.
- Supporter tem a função de auxiliar o time de varias maneiras, pode ser curando ou aumentando os atributos dos demais pokemons da equipe, removendo Hazards do campo, colocando um clima favorável em jogo entre outros.
- Stall tem o objetivo de prejudicar o oponente, utilizando golpes como Taunt, Encore e Magic Coat consegue inutilizar muitos pokemons que se baseiam em dano indireto, pode colocar Hazards no campo inimigo, utilizar Trick para prejudicar combos, remover os setups do time inimigo entre outros.
Equipe:
- Psychal Sweeper e Revenge Killer
- Special Sweeper
- Mixed Sweeper
- Special Wall e Wish Passer
- Psychal Wall, Hazard Inducer e Phazer
- Annoyer, Stallbreaker e Wallbreaker
A equipe conta com um bom ataque, tendo três Sweepers diferentes sendo que algum deles também atuara como Revenge Killer.
Uma boa defesa possuindo dois Walls, um deles possuirá Wish para curar a equipe em geral e o outro colocará Hazards em campo, e terá algum movimento que expulsa o Pokemon inimigo do campo, para situações em que o Pokemon inimigo está com setups e para causar dano com os Hazards.
E para lidar com situações complicadas um Stall voltado para lidar com Walls resistentes e outros Stallers.
2)
- Sweeper é o atacante, possui ataque e normalmente velocidade elevados, utiliza de golpes de dano diretos para causar danos aos pokemons inimigos. Sweepers podem ser focados em dano fisico ou especial há também alguns que utilizam os dois tipos de dano.
- Walls servem para absorver dano, costumam ter defesa e HP elevados, utilizam de golpes de dano indireto para causar danos aos pokemons inimigos. Walls podem ser focadas em absorver danos físicos
ou especiais há também alguns que conseguem absorver de maneira satisfatória os dois tipos de danos.
- Supporter tem a função de auxiliar o time de varias maneiras, pode ser curando ou aumentando os atributos dos demais pokemons da equipe, removendo Hazards do campo, colocando um clima favorável em jogo entre outros.
- Stall tem o objetivo de prejudicar o oponente, utilizando golpes como Taunt, Encore e Magic Coat consegue inutilizar muitos pokemons que se baseiam em dano indireto, pode colocar Hazards no campo inimigo, utilizar Trick para prejudicar combos, remover os setups do time inimigo entre outros.
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Pokémon White 2:
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Re: [Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
Muito bom, em ambas as questões.fegewers escreveu:1)
Equipe:
- Psychal Sweeper e Revenge Killer
- Special Sweeper
- Mixed Sweeper
- Special Wall e Wish Passer
- Psychal Wall, Hazard Inducer e Phazer
- Annoyer, Stallbreaker e Wallbreaker
A equipe conta com um bom ataque, tendo três Sweepers diferentes sendo que algum deles também atuara como Revenge Killer.
Uma boa defesa possuindo dois Walls, um deles possuirá Wish para curar a equipe em geral e o outro colocará Hazards em campo, e terá algum movimento que expulsa o Pokemon inimigo do campo, para situações em que o Pokemon inimigo está com setups e para causar dano com os Hazards.
E para lidar com situações complicadas um Stall voltado para lidar com Walls resistentes e outros Stallers.
2)
- Sweeper é o atacante, possui ataque e normalmente velocidade elevados, utiliza de golpes de dano diretos para causar danos aos pokemons inimigos. Sweepers podem ser focados em dano fisico ou especial há também alguns que utilizam os dois tipos de dano.
- Walls servem para absorver dano, costumam ter defesa e HP elevados, utilizam de golpes de dano indireto para causar danos aos pokemons inimigos. Walls podem ser focadas em absorver danos físicos
ou especiais há também alguns que conseguem absorver de maneira satisfatória os dois tipos de danos.
- Supporter tem a função de auxiliar o time de varias maneiras, pode ser curando ou aumentando os atributos dos demais pokemons da equipe, removendo Hazards do campo, colocando um clima favorável em jogo entre outros.
- Stall tem o objetivo de prejudicar o oponente, utilizando golpes como Taunt, Encore e Magic Coat consegue inutilizar muitos pokemons que se baseiam em dano indireto, pode colocar Hazards no campo inimigo, utilizar Trick para prejudicar combos, remover os setups do time inimigo entre outros.
Nota: 1,0/1,0
---------------
A aula de hoje será sobre os times de time, que são, basicamente, o foco da equipe, atacar, defender, levar o adversário aos poucos, agir sob determinada condição. Como as funções, os tipos de time são definidos pelos atributos e movimentos dos pokémons, mas dessa vez, de todos os que compõem a equipe, ou seja, todos os pokémons influenciam em um time, ou o time pode ser baseado também em um pokémon ou situação específica, dependendo bastante de tal para jogar. Os times são classificados de acordo com sua agressividade (ofensivo ou defensivo) e no que ele é baseado. Em um clima, por exemplo. Vamos à elas:
Offense: Não há muito o que explicar, times assim basicamente atacam. São compostos basicamente por sweepers variáveis com um ou outro pokémon para por hazards e/ou se livrar de walls e annoyers.
Hyper Offense: É como o offense, porém, somente ataca e ataca, a composição de um hyper offense, na maioria das vezes, são de 5 sweepers e 1 suicide lead, ou mesmo um 6º sweeper.
Balanced: É basicamente um time onde você é capaz de atacar e defender com eficiência. É o estilo mais usado, pois é fácil de jogar se comparado com os outros, o que não significa que este seja melhor ou pior.
Defense: Consiste em enfraquecer o oponente lentamente. É comum encontrar bastante walls, stallers e supporters em times assim, é comum ter ao menos um pokémon capaz de atacar (não necessariamente um sweeper, apesar de ser bem comum) caso necessário.
Stall: Consiste em enrolar a partida toda, sobrevivendo, e derrotando o adversário lentamente, semelhante ao time defensivo, só que mais troll, de certa forma, e mais difícil de jogar, de certa forma, pois você não ataca, e de certa forma não defende muito, você deve se manter na batalha impedindo o oponente de jogar, estar um passo à sua frente, e é isso que manterá um time dessa natureza em campo. É composto, normalmente, por annoyers e supporters diversos, bem como outros tipos de stallers.
Por hoje é só... Estava bom de mais para ser verdade postar no dia e.e
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Gaudério- Membro
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Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?
Re: [Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
1- Na sua opinião, qual estilo de equipe você achou mais interessante usar, e por quê?
Sim, é só isso, já que não tem muito o que tirar daí.
Sim, é só isso, já que não tem muito o que tirar daí.
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Gaudério- Membro
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Data de inscrição : 21/06/2011
Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?
Questão
1)
Acho o Balanced mais interessante, não é tão difícil de usar, contem uma mecânica simples sendo bom tanto para o ataque quanto para a defesa, e tendo seus meios para lidar com stalls... A versatilidade é maior, vai ser mais difícil uma estratégia do inimigo quebrar seu time inteiro por que ele é bem misto.
Consigo ver um inimigo com vários setups conseguindo derrubar um time de Hyper Offense, ou uns dois suportes bem chatos causando muitos problemas para um time de Stall, já com um balanced acho mais difícil isso acontecer.
Acho o Balanced mais interessante, não é tão difícil de usar, contem uma mecânica simples sendo bom tanto para o ataque quanto para a defesa, e tendo seus meios para lidar com stalls... A versatilidade é maior, vai ser mais difícil uma estratégia do inimigo quebrar seu time inteiro por que ele é bem misto.
Consigo ver um inimigo com vários setups conseguindo derrubar um time de Hyper Offense, ou uns dois suportes bem chatos causando muitos problemas para um time de Stall, já com um balanced acho mais difícil isso acontecer.
fegewers- Membro
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Re: [Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
1- Competitivamente falando, não é bem assim, mas não chegamos lá ainda, e seus argumentos foram bons. Portanto, bom.
Nota: 0,9/1,0
Nota: 0,9/1,0
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Gaudério- Membro
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Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?
Re: [Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
Despulpe o mega atraso... a aula vai ser junto com a atividade.
Sinceramente, essa última vai ajudar bastante, mas não é algo que requira atividade, pensei em fazer apenas uma menção, mas estava sem idéias, então separei. Menos enrolação, vamos à alguns termos constantemente usados ao jogar competitivamente:
Metagame: Esse termo é usado para duas finalidades. A primeira é o simples fato de a pessoa não estar mais no In-game, quando a pessoa zera o jogo, ela vai jogar com outras pessoas, passando para o metagame. A segunda, por sua vez, é o jogo competitivo em si, por exemplo, quando se diz "o metagame tornou-se muito mais ofensivo", significa que aqueles que jogam competitivamente dispõem de mais peças ofensivas.
Early Game, Middle Game e Late Game correspondem basicamente às suas respectivas traduções. É a "altura" do jogo, digamos assim. Normalmente, no início do jogo, os pokémons dos jogadores estão mais inteiros, essa situação é dada por Early Game, onde normalmente os jogadores se estudam, também não costumam partir para a ofensiva nessa altura do jogo, preferem preparar-se primeiro. Middle Game é a metade do jogo, quando ele se desenvolve e quando as equipes dos jogadores mostram suas principais características. Finalmente, o Late-game é a parte final do jogo, com equipes enfraquecidas e uma partida definida, ou não, neste caso, dependendo do acaso ou do tempo para ser definido o vencedor.
Predict também significa exatamente o que sua tradução indica: Prever, predição. O ato de prever a ação adversária poderá dar-lhe grande vantagem em batalha, da mesma maneira, é interessante tentar ser imprevisível, dificultando o predict do oponente.
Moveset: Conjunto de movimentos que compõem um pokémon, muitos também incluem no moveset a distribuição de EVs, nature e a habilidade preferencial, mas a definição é válida para ambos.
Bait: Um pokémon que da a liberdade para o oponente fazer algo. Normalmente pokémons que não representam ameaça para outros que, assim, terão oportunidade de cumprir um objetivo, ou auxilia-lo.
Glass Cannon: Pokémon de grande poder defensivo, porém, péssimo poder defensivo, podendo ser derrotado com poucos golpes, muitas vezes apenas 1, por qualquer ataque com uma força decente.
Broken: Broken, em pokémon, significa apelão, ou seja, desequilibrará o jogo de maneira desleal. Por exemplo, quando se diz que um pokémon é broken, significa que ele desequilibra o jogo.
Hax significa sorte, apenas isso. É considerado sorte para a maioria dos jogadores, eventos que ocorrem com 20% de chance ou menos, como por exemplo, Freeze de Ice Beam (10%) ou um Critical Hit (6.25%) em uma etapa importante do jogo.
OHKO: Abreviação para One Hit KO, ou seja, derrota em um único golpe. Variações desse termo, como por exemplo, 2HKO, 3HKO, etc, também são usadas, mas o O de one é substituído pelo número de ataques necessários para derrubar um pokémon na respectiva situação.
Trait: A mesma coisa que Habilidade
Há também muitas abreviações de ataques, pokémons e combos, dentre os principais:
SR => Stealt Rock
T-Spikes => Toxic Spikes
SS => Swift Swim
DNite => Dragonite
TTar => Tyranitar
BoltBeam => Thunderbolt + Ice Beam
EdgeQuake => Stone Edge + Earthquake
E-Quake => Earthquake
Lati@s => Designação dada quando se está falando de, ambos, Latios e Latias
Esses são alguns exemplos, existem mais, muito mais, mas tendo uma base, fica fácil descobrir outros.
Como é quinta, já vai a atividade junto, e como disse anteriormente, não há atividades para fazer-se com isso. Considere essa uma encheção de linguiça.
1- Qual foi o nível de novidade que a EBP lhe proporcionou? O quanto ela contribuiu para você em termos de conteúdo e o que você achou dela de uma maneira geral?
2- Resuma tudo o que você entendeu das aulas da EBP até agora.
Sinceramente, essa última vai ajudar bastante, mas não é algo que requira atividade, pensei em fazer apenas uma menção, mas estava sem idéias, então separei. Menos enrolação, vamos à alguns termos constantemente usados ao jogar competitivamente:
Metagame: Esse termo é usado para duas finalidades. A primeira é o simples fato de a pessoa não estar mais no In-game, quando a pessoa zera o jogo, ela vai jogar com outras pessoas, passando para o metagame. A segunda, por sua vez, é o jogo competitivo em si, por exemplo, quando se diz "o metagame tornou-se muito mais ofensivo", significa que aqueles que jogam competitivamente dispõem de mais peças ofensivas.
Early Game, Middle Game e Late Game correspondem basicamente às suas respectivas traduções. É a "altura" do jogo, digamos assim. Normalmente, no início do jogo, os pokémons dos jogadores estão mais inteiros, essa situação é dada por Early Game, onde normalmente os jogadores se estudam, também não costumam partir para a ofensiva nessa altura do jogo, preferem preparar-se primeiro. Middle Game é a metade do jogo, quando ele se desenvolve e quando as equipes dos jogadores mostram suas principais características. Finalmente, o Late-game é a parte final do jogo, com equipes enfraquecidas e uma partida definida, ou não, neste caso, dependendo do acaso ou do tempo para ser definido o vencedor.
Predict também significa exatamente o que sua tradução indica: Prever, predição. O ato de prever a ação adversária poderá dar-lhe grande vantagem em batalha, da mesma maneira, é interessante tentar ser imprevisível, dificultando o predict do oponente.
Moveset: Conjunto de movimentos que compõem um pokémon, muitos também incluem no moveset a distribuição de EVs, nature e a habilidade preferencial, mas a definição é válida para ambos.
Bait: Um pokémon que da a liberdade para o oponente fazer algo. Normalmente pokémons que não representam ameaça para outros que, assim, terão oportunidade de cumprir um objetivo, ou auxilia-lo.
Glass Cannon: Pokémon de grande poder defensivo, porém, péssimo poder defensivo, podendo ser derrotado com poucos golpes, muitas vezes apenas 1, por qualquer ataque com uma força decente.
Broken: Broken, em pokémon, significa apelão, ou seja, desequilibrará o jogo de maneira desleal. Por exemplo, quando se diz que um pokémon é broken, significa que ele desequilibra o jogo.
Hax significa sorte, apenas isso. É considerado sorte para a maioria dos jogadores, eventos que ocorrem com 20% de chance ou menos, como por exemplo, Freeze de Ice Beam (10%) ou um Critical Hit (6.25%) em uma etapa importante do jogo.
OHKO: Abreviação para One Hit KO, ou seja, derrota em um único golpe. Variações desse termo, como por exemplo, 2HKO, 3HKO, etc, também são usadas, mas o O de one é substituído pelo número de ataques necessários para derrubar um pokémon na respectiva situação.
Trait: A mesma coisa que Habilidade
Há também muitas abreviações de ataques, pokémons e combos, dentre os principais:
SR => Stealt Rock
T-Spikes => Toxic Spikes
SS => Swift Swim
DNite => Dragonite
TTar => Tyranitar
BoltBeam => Thunderbolt + Ice Beam
EdgeQuake => Stone Edge + Earthquake
E-Quake => Earthquake
Lati@s => Designação dada quando se está falando de, ambos, Latios e Latias
Esses são alguns exemplos, existem mais, muito mais, mas tendo uma base, fica fácil descobrir outros.
Como é quinta, já vai a atividade junto, e como disse anteriormente, não há atividades para fazer-se com isso. Considere essa uma encheção de linguiça.
1- Qual foi o nível de novidade que a EBP lhe proporcionou? O quanto ela contribuiu para você em termos de conteúdo e o que você achou dela de uma maneira geral?
2- Resuma tudo o que você entendeu das aulas da EBP até agora.
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Gaudério- Membro
- Idade : 27
Alerta :
Data de inscrição : 21/06/2011
Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?
Re: [Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
Atividade
1)
A primeira parte sobre Tiers eu já sabia, mas de resto foi tudo novidade. Achei o EBP bastante útil, é bem difícil achar guias explicativos sobre essa parte de funções e times principalmente em português... Aqui eu consegui esse tipo de informação de maneira fácil e ainda com direito a avaliação do meu conhecimento.
2)
Aula 1:
Existem 5 tiers e mais 3 sub tiers, elas são definidas por popularidade, sendo elas:
Ubers > OU > BL > UU > BL2 > RU > BL3 > NU (PU e NFE) > LC
Seguindo essa reta, vemos que a Tier RU contem a SubTier BL3 que por sua vez contem a Tier NU... Sendo assim jogos Ubers valem todos os pokemons, jogos OU valem todos excetos os Ubers e etc...
Aula 2:
Cada pokemon pode assumir varias funções em um time, as mais comuns são:
- Sweeper que é o atacante.
- Walls servem para absorver dano.
- Supporter tem a função de auxiliar o time.
- Stall tem o objetivo de prejudicar o oponente.
Aula 3:
Existem diversos tipos de times, sendo eles:
Offense: Muitos Sweppers, dano baseado em ataques diretos.
Hyper Offense: Composto praticamente por Sweppers, usando ataques diretos.
Balanced: Balanceado, possuindo tanto ataque quanto defesa satisfatórios.
Defense: Muitos Walls, dano baseado em dano indireto.
Stall: Maioria Stall's, utilizando de estratégias alternativas, hazards, status alments entre outras coisas para ganhar do oponente.
Aula 4:
Diversas girias usadas no mundo competitivo como: Hax, OHKO, Bait entre outras...
1)
A primeira parte sobre Tiers eu já sabia, mas de resto foi tudo novidade. Achei o EBP bastante útil, é bem difícil achar guias explicativos sobre essa parte de funções e times principalmente em português... Aqui eu consegui esse tipo de informação de maneira fácil e ainda com direito a avaliação do meu conhecimento.
2)
Aula 1:
Existem 5 tiers e mais 3 sub tiers, elas são definidas por popularidade, sendo elas:
Ubers > OU > BL > UU > BL2 > RU > BL3 > NU (PU e NFE) > LC
Seguindo essa reta, vemos que a Tier RU contem a SubTier BL3 que por sua vez contem a Tier NU... Sendo assim jogos Ubers valem todos os pokemons, jogos OU valem todos excetos os Ubers e etc...
Aula 2:
Cada pokemon pode assumir varias funções em um time, as mais comuns são:
- Sweeper que é o atacante.
- Walls servem para absorver dano.
- Supporter tem a função de auxiliar o time.
- Stall tem o objetivo de prejudicar o oponente.
Aula 3:
Existem diversos tipos de times, sendo eles:
Offense: Muitos Sweppers, dano baseado em ataques diretos.
Hyper Offense: Composto praticamente por Sweppers, usando ataques diretos.
Balanced: Balanceado, possuindo tanto ataque quanto defesa satisfatórios.
Defense: Muitos Walls, dano baseado em dano indireto.
Stall: Maioria Stall's, utilizando de estratégias alternativas, hazards, status alments entre outras coisas para ganhar do oponente.
Aula 4:
Diversas girias usadas no mundo competitivo como: Hax, OHKO, Bait entre outras...
________________
Pokémon White 2:
EBP Terceira Temporada:
fegewers- Membro
- Idade : 30
Alerta :
Data de inscrição : 03/01/2011
Re: [Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
Respostas pessoais não têm muito o que avaliar, afinal, é pessoal, e como foi uma resposta consistente, não há porque não lhe dar 1,0/1,0.fegewers escreveu:Atividade
1)
A primeira parte sobre Tiers eu já sabia, mas de resto foi tudo novidade. Achei o EBP bastante útil, é bem difícil achar guias explicativos sobre essa parte de funções e times principalmente em português... Aqui eu consegui esse tipo de informação de maneira fácil e ainda com direito a avaliação do meu conhecimento.
2)
Aula 1:
Existem 5 tiers e mais 3 sub tiers, elas são definidas por popularidade, sendo elas:
Ubers > OU > BL > UU > BL2 > RU > BL3 > NU (PU e NFE) > LC
Seguindo essa reta, vemos que a Tier RU contem a SubTier BL3 que por sua vez contem a Tier NU... Sendo assim jogos Ubers valem todos os pokemons, jogos OU valem todos excetos os Ubers e etc...
Aula 2:
Cada pokemon pode assumir varias funções em um time, as mais comuns são:
- Sweeper que é o atacante.
- Walls servem para absorver dano.
- Supporter tem a função de auxiliar o time.
- Stall tem o objetivo de prejudicar o oponente.
Aula 3:
Existem diversos tipos de times, sendo eles:
Offense: Muitos Sweppers, dano baseado em ataques diretos.
Hyper Offense: Composto praticamente por Sweppers, usando ataques diretos.
Balanced: Balanceado, possuindo tanto ataque quanto defesa satisfatórios.
Defense: Muitos Walls, dano baseado em dano indireto.
Stall: Maioria Stall's, utilizando de estratégias alternativas, hazards, status alments entre outras coisas para ganhar do oponente.
Aula 4:
Diversas girias usadas no mundo competitivo como: Hax, OHKO, Bait entre outras...
A prova final provavelmente virá 5ª feira.
Notas das atividades semanais: 0,8 + 1,0 + 0,9 + 1,0 = 3,7/4,0
________________
Gaudério- Membro
- Idade : 27
Alerta :
Data de inscrição : 21/06/2011
Frase pessoal : O que eu poderia colocar aqui?
Re: [Oficial] Escola de Batalha Pokémon - Gen V - Turma T-III
Certo... Visto que quinta ja se foi... A prova será dada quando??
Obrigado
fegewers
Obrigado
fegewers
________________
Pokémon White 2:
EBP Terceira Temporada:
fegewers- Membro
- Idade : 30
Alerta :
Data de inscrição : 03/01/2011
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