Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado

3 participantes

Ir para baixo

[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Empty [Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado

Mensagem por -Ice Qui 14 maio 2020 - 14:58

[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Ulysses-Pro-Writing-Hero-4

Já ouviu a frase "a primeira impressão é a que fica"? Imagine-se na seguinte situação: Uma nova fanfic foi postada no fórum, você está com vontade de ler uma boa história então vai até ela, o primeiro contato que terás com a fanfic será o Main Post, o famoso primeiro post ou post principal, aquele que foi escrito pelo autor quando o tópico foi criado. Ainda no nosso exemplo, imagine primeiro que o Main Post é todo desorganizado, com várias cores chamativas e que não funcionam, imagens estranhas ou que quebram o layout e mais coisas que te assustariam, é bem provável que você desista de ler a fanfic, e imagina se você estiver perdendo uma boa história por causa disso?

Agora imagine o contrário, você entra na nova fanfic postada e se depara com o Main Post mais lindo de todos, perfeitamente organizado com imagens lindas, ficha dos personagens e um uso de cores que causa uma harmonia sem igual. Você, ansioso, corre para ler a fanfic dona desse Main Post maravilhoso e se depara com uma história péssima e mal escrita.

Nesses dois exemplos, vemos que a qualidade do texto não vai estar necessariamente ligada à qualidade do Main Post, mas mesmo assim você vai se sentir mais atraído por uma fic que te fez uma apresentação legal no começo de tudo, você pode até acabar não gostando do que ler, mas o autor conseguiu chamar a sua atenção com o post principal, diferente daquele que não se preocupou em fazer um Main Post interessante. Precisamos saber vender nossos peixes, e uma boa propaganda é a principal maneira de fazermos isso (além de é claro entregar um bom produto), onde fazemos a propaganda de nossas fics? Isso mesmo, no Main Post.

Nesse tutorial irei ensinar vocês a fazer um Main Post organizado e bonito para aqueles que tem preguiça de bolar uma apresentação visualmente agradável ou que não manja muito dos recursos que a caixa de edição de texto oferece. É importante lembrar que eu não estou cagando regra, esse tutorial é uma dica para aqueles que não querem perder tempo fazendo um Main Post chamativo e sim focar na história. Ou seja, isso não é um padrão que deverá ser seguido e cada um ainda pode fazer seu MP da maneira que achar melhor e mais condizente com o que está a escrever. Não tem nenhuma ideia de como fazer algo legal? Esse tutorial é pra você.


Parte um: Apresentação

A estruturação do MP será dividida em partes, mostrando a ordem que eu acho interessante que você siga ao fazê-lo. A primeira delas seria a apresentação, que nada mais é do que, bom, a apresentação. Você nesse caso é o autor, então antes de tudo, escreva sobre você e a sua fanfic, por que está a escrevendo, quais são seus objetivos com ela, tanto faz, fale um pouco de você para deixar as pessoas mais familiarizadas com você e sua ideia. Se quiser, também pode aproveitar para fazer algum agradecimento.

Uma recomendação é que a apresentação destoe um pouco do resto do Main Post. Coloque-a em uma cor diferente, ou com uma fonte diferente, ou dentro de uma caixa de spoiler, fica ao seu critério.


Exemplo escreveu:Oi gente, eu sou o Convidado e essa é a minha primeira fanfic no fórum, é uma história que tenho planejado desde o ano passado e acho que finalmente estou pronto para começar a escrevê-la. Eu espero que ela agrade a vocês e espero fazer muitos amigos fanfiqueiros hahaha. Queria agradecer ao membro RobertinhoGamer17514 por me incentivar a postar aqui. Boa leitura a todos!


É importante não confundir a apresentação com a sinopse. Não coloque coisas como "vai ser sobre a história de um garoto chamado Joey que capturou um Rattata e depois teve que...", lembre-se, a apresentação não faz parte do resto do conjunto, é uma seção separada onde você vai dizer um pouco sobre você e sua obra, por isso a coloquei antes de tudo.


Parte dois: Título

Agora você já se apresentou, disse sobre seu projeto, então é hora de começar a apresentar a fic. Antes de tudo, acho interessante colocar em destaque o nome da obra. É claro que ele já estará no título provavelmente, mas ainda assim é uma boa maneira de iniciar o MP.

A melhor maneira é deixar o título no tamanho 24 e em negrito. E então você decide se prefere deixá-lo centralizado, à esquerda ou à direita.

Código:
[size=24][b]Fanfic de Pokémon[/b][/size]
[center]para centralizar[/center]
[right]para deixar à direita[/right]

Exemplo1 escreveu:Fanfic de Pokémon
Exemplo2 escreveu:
Fanfic de Pokémon
Exemplo3 escreveu:
Fanfic de Pokémon

Caso queira, você pode adicionar uma cor ao título. Neste site é possível achar uma grande variedade de cores. Você pode também usar a imagem de um logo ao invés de escrever o título da fic, é uma boa ideia e também deixa muito mais agradável visualmente. Segue o exemplo:

Exemplo4 escreveu:
[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado 9V7AB8g

"Mas -Ice, eu não sei fazer um logo desse jeito"
Não se preocupe, é pra isso que temos o tópico [Dica] Criando títulos legais. Aqui você vai descobrir um site simples para fazer uma logo linda para sua fanfic (e sim, esse logo que eu usei como exemplo 4 foi criado nesse site).

Uma outra sugestão também é escrever um pequeno subtítulo em baixo do título, em uma fonte menor.


Exemplo5 escreveu:
[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado 9V7AB8g
O inimigo agora é outro


Parte três: Sinopse

Depois de instigar a curiosidade com o título de sua fanfic (e talvez o subtítulo), é hora de mostrar aos leitores a sinopse da história que está prestes a apresentar a eles. Parafraseando o dicionário do Google, uma sinopse é um "relato breve; síntese" ou uma visão geral, tenha isso em mente, a sinopse provavelmente será lida antes do prólogo/primeiro capítulo, então tome cuidado para não dar spoilers ou confundir sinopse com resumo, não é pra dar muitos detalhes da história ou do que vai acontecer, apenas escrever um pequeno texto que atice a curiosidade de seus leitores. Se quiser exemplos, busque a sinopse de seus filmes favoritos para entender como funciona. Segue um exemplo.


Exemplo escreveu:Ao perder para um treinador muito forte, Joey e seu parceiro Rattata decidem treinar até ultrapassar aquele que os venceu. O que não sabiam, porém, é que isso os levaria até a cena de um crime. Agora, Joey e Rattata precisam provar sua inocência para a polícia enquanto tentam alcançar o verdadeiro culpado.


O recomendado é que a sinopse fique logo abaixo do título, alinhada à direita e uma boa opção é colocar dentro de uma caixa de citação para que fique mais bonita. Posteriormente mostrarei exemplos de como ficaria.


Código:
[quote]Sua sinopse vem aqui[/quote]

Parte quatro: Prólogo/Capítulo

Imagine a sua fanfic como um livro e o Main Post são as primeira páginas. Mesmo com o que já fizemos, ainda assim falta alguma coisa, não é mesmo? Bom, você criou o tópico primeiramente para a postar a fanfic então aqui é o espaço para isso. Você pode começar pelo prólogo ou pelo primeiro capítulo, tanto faz, e postá-lo. Como esse tutorial é sobre a organização da postagem e não sobre como fazer os capítulos, não tem muito o que falar. Lembre de formatar de um jeito legal e mandar bala. Se quiser deixar dentro de uma caixa de citação é um diferencial interessante.

Parte cinco: Sumário

Depois de postado o capítulo, é hora de deixar um informativo com o todos os capítulos para que você vá atualizando conforme for postando. Nos livros, um sumário sempre indica em quais páginas estão os capítulos indicados. No nosso caso, vou ensiná-los a linkar cada capítulo postado para que eles possam ser acessados do sumário, vamos lá.



Usei a fanfic Hoenn Adventures - A Jornada de Delailan do -Murilo como exemplo.

Dei o exemplo primeiro para depois ensiná-los. Enfim, no sumário ficará o nome de cada capítulo com um link no qual você pode clicar e ser direcionado para a mensagem no qual esse capítulo foi postado.

O código é o seguinte:


Código:
[url="link do capítulo"]"Nome/Número do Capítulo"[/url]

Substitua os campos entre aspas pelas informações necessárias. O nome do capítulo você vai fazer da maneira que achar melhor e o link vai pegar do título de cada mensagem. Entre na fanfic que usei como exemplo, Hoenn Adventures. Pode observar cada mensagem postada por um usuário tem um título. A do Main Post é Hoenn Adventures - A Jornada de Delailan e todas as outras Re: Hoenn Adventures - A Jornada de Delailan, indicando que são uma resposta ao tópico. Cada um desses títulos é um link que irá direcionar diretamente para a mensagem (para conseguir ver isso, clique em um dos títulos e veja o endereço da página mudar, o número que foi acrescentado foi o número da mensagem), ou seja, se você copiar o link direto do título da mensagem e colocar no sumário, clicando no link a pessoa será direcionada para a mensagem em questão, assim, você consegue deixar links que direcionam para os capítulos que você postar de sua história.

Parte seis: Exemplo

Agora que já terminamos, vamos ver como ficaria então um Main Post seguindo esse formato, mas antes disso dois adendos: Primeiro, o uso de algumas imagens como sprites e ícones para enfeitar o MP é bem vindo desde que não seja usado com exagero. Segundo, também é bem-vindo o uso de uma cor tema para fins de enfeite também. Talvez o uso de duas ou mais cores também possa vir a ficar agradável, mas deve ser usado com cuidado.



Oi gente, eu sou o Convidado e essa é a minha primeira fanfic no fórum, é uma história que tenho planejado desde o ano passado e acho que finalmente estou pronto para começar a escrevê-la. Eu espero que ela agrade a vocês e espero fazer muitos amigos fanfiqueiros hahaha. Queria agradecer ao membro RobertinhoGamer17514 por me incentivar a postar aqui. Boa leitura a todos!

[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado 9V7AB8g
O inimigo agora é outro


Sinopse
Ao perder para um treinador muito forte, Joey e seu parceiro Rattata decidem treinar até ultrapassar aquele que os venceu. O que não sabiam, porém, é que isso os levaria até a cena de um crime. Agora, Joey e Rattata precisam provar sua inocência para a polícia enquanto tentam alcançar o verdadeiro culpado.
[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Spr_HGSS_Youngster

[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Blue_Point_Island

[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado 019
Capítulo um

Esse é o primeiro capítulo da minha fanfic.

Nesse capítulo acontecem várias coisas diferentes.

Esse é o final do capítulo.



Bônus: Criando tabelas

Como tinha citado no tutorial, coloquei algumas imagens e cores para enfeitar o exemplo, uma delas foi o sprite do youngster ao lado do sumário. Para quem não sabe, deixar as imagens assim é possível graças ao comando tabela, que pode ser usado pelo ícone da tabela na caixa de edição de texto do fórum.

Como nos meus MPs eu geralmente uso e abuso de tabelas, estou deixando esse bônus aqui a quem interessar possa. Se ficar em dúvida de como fazer, em um tópico bem didático do Micro que vou deixar linkado aqui.

Bom, é isso. Eu sinceramente achei que o tutorial ia acabar ficando melhor mas ainda assim creio que devo ter conseguido ajudar alguém. Até mais!


Última edição por -Ice em Qui 14 maio 2020 - 15:45, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Pequenos erros de digitação)
-Ice
-Ice
Fanfic Mod
Fanfic Mod

Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Right_bar_bleue

Data de inscrição : 03/02/2010

Frase pessoal : </∆>


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Empty Re: [Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado

Mensagem por Food Qui 14 maio 2020 - 15:37

Excelente tutorial.
Um grande problema pra quem inicia em fóruns é principalmente essa parte de formatar, não só o main post como os posts dos capítulos também. Um simples "Capítulo 01" em uma fonte maior já deixa mais organizado, e daí pra frente existem mil firulas pra deixar ainda melhor... Só tem que tomar cuidado pra não ficar muuito enfeitado, mas acho que é difícil passar do ponto.

Gostei principalmente da dica do site pra criar um logotype. Eu particularmente mexo no PS há anos e sempre fazia na mão, mas isso com certeza é uma mão na roda, tanto pra quem manja de PS, quem arranha (como eu), e quem não sabe nada, principalmente.
Food
Food
Fanfic Mod
Fanfic Mod

Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Right_bar_bleue

Data de inscrição : 12/02/2011

Frase pessoal : Na dúvida, deixa pra amanhã...


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Empty Re: [Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado

Mensagem por Bakujirou Qui 14 maio 2020 - 19:52

Ficou muito bom o teu post. Juro que eu nao sabia da existencia do tópico sobre criar títulos com fontes estilizadas, até ler teu topico que fez agora! Que daora! <3

Eu manjo de algo de HTML, uma vez que eu sempre estudava isso/ remexia com isso. Bom pelo menos, o meu conhecimento me servia para fazer truques tipo o deste post.

exemplo escreveu:

WARNING!
Este post contém códigos de HTML e BBcode! As Shurikens e Kunais tem frases escondidas nelas, deixe o ponteiro do mouse sobre as imagens para lê-las!

EDIT: coloquei spoilers pelo grande número de chapters que possam espantar as pessoas. Pra revelar o texto, clique sobre o spoiler e pra fechá-lo novamente, clique no spoiler.


Clique nos links a seguir, pra ser redirecionado pras páginas adicionadas!Status
Propriedade de Bakujirou

Post1: Pequena biografia de vida
Post2: Pallet finalmente!
Post3: Primeira lição ninja, treinamento de taijutsu


A Equipe


Hiori, o CharmanderChidori, o SpearowHazuki, o TyrogueKikuri, a BunearySatori, o SilcoonZangoose?

As Páginas


Post 1: Pequena biografia de vidaDia #, Mês @

Spoiler:


Post 2: Pallet finalmente!Dia 1, Mês @

Spoiler:


Post 3: Primeira lição ninja, treinamento de taijutsuDia2, Mês @

Spoiler:

O comando em si é o

Código:
<a href="#Post1">Post1: Pequena biografia de vida</a>
Código:
<a name="Post1">Dia x, Mês @</a>

Tu usa o href="#post1" para criar um redirecionador e o name="post1" para se tornar a ancora onde vai parar o seu clique. :p Eu acho eficiente (e apenas funciona para redirecionar os posts na mesma página, até onde sei)

________________


Heir of Life

Confira:
Concurso participem! / Fic / One-Shots / indico uma fic que resgatei / indico Fic de meu amigo

[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado G0VGwQ3
set by ~elazul

Spoiler:
Bakujirou
Bakujirou
Moderador
Moderador

Masculino Idade : 35
Alerta Alerta :
[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Right_bar_bleue

Data de inscrição : 12/02/2009

Frase pessoal : ~"You are my lucky charm"


http://bit.ly/docrJs

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado Empty Re: [Tutorial] Criando um Main Post mais bonito e organizado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos